Thursday, 28 September 2017
School of Technology and Management, Polytechnic Institute of Leiria
NOTA: as apresentações são realizadas no computador instalado na sala (ambiente Windows), devendo o orador antes do início da sessão copiar a apresentação para o desktop deste computador.
9.00-9.30 Desk opening & Registration (Library lounge) | ||||
9.30-10.00 Welcome and Opening Ceremony (Library lounge)
President of Polytechnic Institute of Leiria |
||||
10.00-11.00 Plenary speaker: Maria do Carmo Leite Oliveira (PUC-Rio de Janeiro) Marca: a (des)construção da credibilidade (Library lounge) Chair: Carminda Silvestre |
||||
11.00 Coffee break (Library lounge) | ||||
Parallel Session 1
11.30-13.00 Auditorium -1.01 (Building D) |
Parallel Session 2
11.30-13.00 Video conference room (Library) |
|||
►Re-branding de marca corporativa: aspetos de co-design entre atualizar, modificar ou revolucionar
Amilton José Vieira de Arruda & Theska Laila de Freitas Soares, UFPE, Brasil ►A trajetória do design de identidade de marca no Brasil Sandra Ribeiro Cameira, Centro Universitário Senas São Paulo e Business School São Paulo & Marcos da Costa Braga, Universidade de São Paulo ►VEM FAZER!: A influência do branding no design de serviços do SESI/SC José Elias da Silva Júnior & Richard Perassi Luiz de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina
|
►Determinantes da intenção de compra de marcas de automóveis de passageiros
Alzira Maria Ascensão Marques, ESTG, CIGS, IPLeiria & João Paulo Norberto Pereira, Grupo Entreposto ►O papel do marketing experiência no engagement e na lealdade à marca – o setor automóvel João Cunha Carvalho, António Mendes & Joaquim Casaca, IADE, Universidade Europeia ►Propriedade intelectual e os conhecimentos tradicionais: a arte do bordado da Madeira Cristina Maria de Gouveia Caldeira, Universidade Nova de Lisboa & Thaís Carnieletto Muller, Universidade do Vale do Taquari (video conference) |
|||
13.00-14.00 Lunch (Canteen 3, 1st floor) | ||||
Parallel Session 1
14.00-16.30 – Auditorium -1.01 (Building D) |
Parallel Session 2
14.00-16.30 – Video conference room (Library) |
|||
►The impact of corporate social responsibility actions on consumers’ perceptions
Nicole Inácio, Cátia Crespo, ESTG, CIGS, IPLeiria ►O Propósito como diferenciação de marca Camilla Nóbrega Cusatis, Universidade de Taubaté ►O conhecimento da marca de instituições de ensino de idiomas: um paralelo entre marcas locais e nacionais Danielle Cristinne Munaretti, Instituto Serrano de Língua Estrangeira & Thiago Meneghel Rodrigues, Instituto Federal de Santa Catarina
|
►El nombre de marca de las empresas turísticas: an análisis de la tipología del nombre corporativo de empresas hoteleras y de alojamientos turísticos de Benidorm y Costa Blanca
Fernando Olivares-Delgado, Alberto Pinillos-Laffon, & Daniel Rodriguez Valero, Universidad de Alicante ►A inclusão como propósito da marca Josiane Andreia da Costa Schmitt & Elizete de Azevedo Kreutz, Univates (video conference) ►Heranças fortes: a influência das crenças no comportamento de consumo da sociedade atual Silvana Rossetti Faleiro, Pâmela Cristina Faleiro, Univates (video conference) |
|||
16.30 Coffee break (Building D, 1st floor) | ||||
Parallel Session 1
17.00-19.00 Auditorium -1.01 (Building D) |
Parallel Session 2
17.00-19.00 Video conference room (Library) |
|||
►O papel da marca no mercado liberalizado de energia eléctrica – o caso do brand love
Ana Rita Batista, António Mendes & António Casaca, IADE, Universidade Europeia ►A valorização do património gráfico do Rio Grande do Norte, Brasil, através das marcas vernaculares Álvaro Sousa, Universidade de Aveiro & José Guilherme Santa Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte ►Gestão de marcas de lugares: estudo de caso da campanha “Eu sou Chapecó e meu mundo é aqui” Valéria Casaroto Feijó & Luiz Salomão Ribas Gomez, UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina ►Branding ancora o processo de profissionalização do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado Rio Grande do Sul João Carlos Hilgert do Amarante, Joao Hilgert Branding Conexões |
►How to make a lovebrand: a tentative recipe
Andrea Carlotta Montaguti & Catarina Lelis, University of West London ►Brand authenticity: the moral duty on communicating moral values Bernardo Meza Guzman & Catarina Lelis, University of West London ►Sound branding e o silêncio das marcas: conexões íntimas por minimalismos sonoros Ticiano Ricardo Paludo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ►Causas sociais: conexões de atitude de marca Romana de Oliveira, Elizete de Azevedo Kreutz, Univates
|
|||
19.00 Welcome reception (Library lounge) | ||||
Friday, 29 September 2017 | ||||
10.00 -11.00 Plenary speaker: Fernando Olivares (Universidade de Alicante) Marcas y bien (o mal) común (Library lounge) Chair: Elizete de Azevedo Kreutz |
||||
Parallel Session 1
11.00-13.00 Auditorium -1.01 (Building D) |
Parallel Session 2
11.00-13.00 Video conference room (Library) |
|||
►Os debates de incompreensão no discurso de segmentação de gênero nas coisas: um estudo sobre a circulação da mensagem nas campanhas da Avon e Closeup
William da Silva Ferreira, Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM/SP ►A repetição do argumento publicitário como possibilidade de enfraquecimento das marcas Edmundo Brandão Dantas & Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu, Universidade de Brasília ►As motivações de compra de marcas de luxo pelos consumidores portugueses Gabriel Alexandre Lopes Pedrosa, Alcina Teresa Gaspar Ferreira, ESTG, CIGS, IPLeiria ►Product and brand, design insights from myth dissemination – Learning module design José Miguel Gago da Silva, João Vasco Neves & Daniel Raposo Martins, CIAUD / FA – UL |
►Como proteger juridicamente os direitos culturais: uma abordagem luso-brasileira.
Cristina Maria de Gouveia Caldeira, Universidade Nova de Lisboa & Thaís Carnieletto Muller, Universidade do Vale do Taquari ►Da jurisprudência sieckmann ao regulamento (UE) 2015/2424. Evolução no registo das marcas olfativas na União Europeia? Eugénio Lucas, ESTG, IPLeiria ►Editora reflexão: uma marca com visão de futuro Caroline Dias de Freitas, Universidade Belas Artes de São Paulo (video conference) ►Branding e a contribuição da neurociência Jaime Troiano & Pâmela C. Faleiro, Troiano Branding (video conference) |
|||
13.00-14.00 Lunch (Canteen 3, 1st floor) | ||||
14.00-15.00 Plenary speaker: Francisco Providência (Universidade de Aveiro) Imaginar os lugares (Library lounge) Chair: Álvaro de Sousa |
||||
Parallel Session 1
15.00-16.30 Auditorium -1.01 (Building D) |
Parallel Session 2
15.00-16.30 Video conference room (Library) |
|||
►De asilo à comunidade: o reposicionamento da marca Pella Bethânia
Elizete de Azevedo Kreutz, Univates ►Marca ou local? O nome geográfico como agregação de valor Elaine Vianna Saraiva & Patricia Pereira Peralta, Instituto Nacional Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Brasil ►Acordos de Basiléia, endividamento e estrutura de capital de empresas brasileiras José Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE & María Ángela Jiménez Montañés, Universidad de Castilla-La Mancha |
►O reconhecimento e a proteção jurídica para as marcas não tradicionais, à luz da constituição brasileira de 1988
Thaís Carnieletto Muller, Centro Universitário Univates (video conference) ►Consumidor omnichannel: o consumidor já é multiplataforma e a marca varejista ainda não Deyvison Quirino dos Santos Silva & Marcia Auriani, Belas Artes de São Paulo (video conference) ►Endobranding: a construção de engajamento de marca começa de dentro Gabriel dos Inocentes Meneses & Denise Cavalcanti, InfoBranding (video conference) |
|||
16.30 Coffee break (Building D, 1st floor) | ||||
Parallel Session 1
17.00-18.30 Auditorium -1.01 (Building D) |
Parallel Session 2
17.00-18.30 Video conference room (Library) |
|||
►Nestlé: um estudo de caso da marca no trilho para o bem-estar individual/coletivo
Gorete Marques & Carminda Silvestre, ESTG-IPLeiria/CELGA-ILTEC ►Empreendedorismo no mercado infantil de 0 a 6 anos: uma proposta de criação do e-commerce Crianças e Cores Alessandra Mazzariolli de Oliveira Angeruzzi, Universidade Federal de Uberlândia ►O uso da estratégia de branding em empresas B2B como fator de diferenciação: um estudo de caso no setor logístico Camilla Nóbrega Cusatis, Universidade de Taubaté |
►Historias que construyen imágenes, imágenes que construyen país
Laura Angélica Torres Puerto, Universidad de la Sabana ►O gênero publicidade: uma abordagem multimodal dos significados composicionais Maria Margarete Fernandes de Sousa, UFC & Ana Keyla Carmo Lopes, GETEME/UFC & Jorge Tércio Soares Pacheco, DILETA/UECE (video conference) ►A propaganda e as mudanças sociais: a igualdade de gênero nas campanhas da marca skol Marília Rosa Roldan, SATC (video conference) |
|||
20.00 Congress Dinner – Castle of Leiria Dinner is not included in the fee. |
||||
Saturday, 30 September 2017 | ||||
Parallel Session 1
9.30-11.00 Auditorium -1.01 (Building D) |
Parallel Session 2
9.30-11.00 Auditorium -1.02 (Building D) |
|||
►Branding e personal branding como ferramentas de reestruturação de empresas
Anna Lucia Muller Costal Guizzoenise & Anna (Lu) Muller, Creative Coaching ►A importância da marca pessoal para o sucesso profissional Manon Rosenboom Alves, Reinvent Yourself ►Pensamiento sistémico, visión global y liderazgo transformacional del gerente de branding Fabian Jaimes Lara & Andrés Felipe Ortiz Zamora, Corporación Universitaria Minuto de Dios, UNIMINUTO |
►A experiência turística no marketing digital de hotéis pé-na-areia: um enfoque netnográfico
Leticia Clemente & Lissa Valeria Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte ►Gestão estratégica de marcas em agências de viagens: análise de atributos de valor no processo de escolha de compra Maria Carolina Cavalcante Dias & Ana Luiza de Albuquerque Tito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte ►O posicionamento das ‘marcas verdes’ reconhecendo as práticas de sustentabilidade organizacional Ení Maria Ranzan & Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina |
|||
11.00 Coffee break (Building D, 1st floor) | ||||
11.30 Round table (Auditorium -1.01 – Building D) |
||||
13.00-14.00 Lunch (Canteen 3, 1st floor) | ||||
14.00-17.00 Tour to Batalha and Nazaré |
NOTA: as apresentações são realizadas no computador instalado na sala (ambiente Windows), devendo o orador antes do início da sessão copiar a apresentação para o desktop deste computador.
![]() |
![]() |
![]() |