Programa

Thursday, 28 September 2017

School of Technology and Management, Polytechnic Institute of Leiria

NOTA: as apresentações são realizadas no computador instalado na sala (ambiente Windows), devendo o orador antes do início da sessão copiar a apresentação para o desktop deste computador.

9.00-9.30 Desk opening & Registration (Library lounge)
9.30-10.00 Welcome and Opening Ceremony (Library lounge)

President of Polytechnic Institute of Leiria
Mayor of Leiria
Head of School of Technology and Management
Head of Observatório de Marcas
Head of Organizing Committee

10.00-11.00 Plenary speaker: Maria do Carmo Leite Oliveira (PUC-Rio de Janeiro)
Marca: a (des)construção da credibilidade (Library lounge)
Chair: Carminda Silvestre
11.00 Coffee break (Library lounge)
Parallel Session 1

11.30-13.00 Auditorium -1.01 (Building D)
Chair: Álvaro de Sousa

Parallel Session 2

11.30-13.00 Video conference room (Library)
Chair: Cátia Crespo

Re-branding de marca corporativa: aspetos de co-design entre atualizar, modificar ou revolucionar

Amilton José Vieira de Arruda & Theska Laila de Freitas Soares, UFPE, Brasil

A trajetória do design de identidade de marca no Brasil

Sandra Ribeiro Cameira, Centro Universitário Senas São Paulo e Business School São Paulo & Marcos da Costa Braga, Universidade de São Paulo

VEM FAZER!: A influência do branding no design de serviços do SESI/SC

José Elias da Silva Júnior & Richard Perassi Luiz de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

 

Determinantes da intenção de compra de marcas de automóveis de passageiros

Alzira Maria Ascensão Marques, ESTG, CIGS, IPLeiria & João Paulo Norberto Pereira, Grupo Entreposto

O papel do marketing experiência no engagement e na lealdade à marca – o setor automóvel

João Cunha Carvalho, António Mendes & Joaquim Casaca, IADE, Universidade Europeia

Propriedade intelectual e os conhecimentos tradicionais: a arte do bordado da Madeira

Cristina Maria de Gouveia Caldeira, Universidade Nova de Lisboa & Thaís Carnieletto Muller, Universidade do Vale do Taquari        (video conference)

13.00-14.00 Lunch (Canteen 3, 1st floor)
Parallel Session 1

14.00-16.30 – Auditorium -1.01 (Building D)
Chair: Alzira Marques

Parallel Session 2

14.00-16.30 – Video conference room (Library)
Chair: António Mendes

The impact of corporate social responsibility actions on consumers’ perceptions

Nicole Inácio, Cátia Crespo, ESTG, CIGS, IPLeiria

O Propósito como diferenciação de marca

Camilla Nóbrega Cusatis, Universidade de Taubaté

O conhecimento da marca de instituições de ensino de idiomas: um paralelo entre marcas locais e nacionais

Danielle Cristinne Munaretti, Instituto Serrano de Língua Estrangeira & Thiago Meneghel Rodrigues, Instituto Federal de Santa Catarina

 

El nombre de marca de las empresas turísticas: an análisis de la tipología del nombre corporativo de empresas hoteleras y de alojamientos turísticos de Benidorm y Costa Blanca

Fernando Olivares-Delgado, Alberto Pinillos-Laffon, & Daniel Rodriguez Valero, Universidad de Alicante

A inclusão como propósito da marca

Josiane Andreia da Costa Schmitt & Elizete de Azevedo Kreutz, Univates        (video conference)

Heranças fortes: a influência das crenças no comportamento de consumo da sociedade atual

Silvana Rossetti Faleiro, Pâmela Cristina Faleiro, Univates        (video conference)

16.30 Coffee break (Building D, 1st floor)
Parallel Session 1

17.00-19.00 Auditorium -1.01 (Building D)
Chair: Elizete de Azevedo Kreutz

Parallel Session 2

17.00-19.00 Video conference room (Library)
Chair: Cristina Caldeira

O papel da marca no mercado liberalizado de energia eléctrica – o caso do brand love

Ana Rita Batista, António Mendes & António Casaca, IADE, Universidade Europeia

A valorização do património gráfico do Rio Grande do Norte, Brasil, através das marcas vernaculares

Álvaro Sousa, Universidade de Aveiro & José Guilherme Santa Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Gestão de marcas de lugares: estudo de caso da campanha “Eu sou Chapecó e meu mundo é aqui”

Valéria Casaroto Feijó & Luiz Salomão Ribas Gomez, UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina

Branding ancora o processo de profissionalização do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado Rio Grande do Sul

João Carlos Hilgert do Amarante, Joao Hilgert Branding Conexões

How to make a lovebrand: a tentative recipe

Andrea Carlotta Montaguti & Catarina Lelis, University of West London

Brand authenticity: the moral duty on communicating moral values

Bernardo Meza Guzman & Catarina Lelis, University of West London

Sound branding e o silêncio das marcas: conexões íntimas por minimalismos sonoros

Ticiano Ricardo Paludo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Causas sociais: conexões de atitude de marca

Romana de Oliveira, Elizete de Azevedo Kreutz, Univates

 

19.00 Welcome reception (Library lounge)
Friday, 29 September 2017
10.00 -11.00 Plenary speaker: Fernando Olivares (Universidade de Alicante)
Marcas y bien (o mal) común (Library lounge)
Chair: Elizete de Azevedo Kreutz
Parallel Session 1

11.00-13.00 Auditorium -1.01 (Building D)
Chair: Carminda Silvestre

Parallel Session 2

11.00-13.00 Video conference room (Library)
Chair: Elaine Vianna

Os debates de incompreensão no discurso de segmentação de gênero nas coisas: um estudo sobre a circulação da mensagem nas campanhas da Avon e Closeup

William da Silva Ferreira, Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM/SP

A repetição do argumento publicitário como possibilidade de enfraquecimento das marcas

Edmundo Brandão Dantas & Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu, Universidade de Brasília

►As motivações de compra de marcas de luxo pelos consumidores portugueses

Gabriel Alexandre Lopes Pedrosa, Alcina Teresa Gaspar Ferreira, ESTG, CIGS, IPLeiria

Product and brand, design insights from myth dissemination – Learning module design

José Miguel Gago da Silva, João Vasco Neves & Daniel Raposo Martins, CIAUD / FA – UL

Como proteger juridicamente os direitos culturais: uma abordagem luso-brasileira.

Cristina Maria de Gouveia Caldeira, Universidade Nova de Lisboa & Thaís Carnieletto Muller, Universidade do Vale do Taquari

Da jurisprudência sieckmann ao regulamento (UE) 2015/2424. Evolução no registo das marcas olfativas na União Europeia?

Eugénio Lucas, ESTG, IPLeiria

Editora reflexão: uma marca com visão de futuro

Caroline Dias de Freitas, Universidade Belas Artes de São Paulo        (video conference)

Branding e a contribuição da neurociência

Jaime Troiano & Pâmela C. Faleiro, Troiano Branding   (video conference)

13.00-14.00 Lunch (Canteen 3, 1st floor)
14.00-15.00 Plenary speaker: Francisco Providência (Universidade de Aveiro)
Imaginar os lugares (Library lounge)
Chair: Álvaro de Sousa
Parallel Session 1

15.00-16.30 Auditorium -1.01 (Building D)
Chair: Eugénio Lucas

Parallel Session 2

15.00-16.30 Video conference room (Library)
Chair: Gorete Marques

De asilo à comunidade: o reposicionamento da marca Pella Bethânia

Elizete de Azevedo Kreutz, Univates

Marca ou local? O nome geográfico como agregação de valor

Elaine Vianna Saraiva & Patricia Pereira Peralta, Instituto Nacional Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Brasil

Acordos de Basiléia, endividamento e estrutura de capital de empresas brasileiras

José Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE & María Ángela Jiménez Montañés, Universidad de Castilla-La Mancha

O reconhecimento e a proteção jurídica para as marcas não tradicionais, à luz da constituição brasileira de 1988

Thaís Carnieletto Muller, Centro Universitário Univates        (video conference)

Consumidor omnichannel: o consumidor já é multiplataforma e a marca varejista ainda não

Deyvison Quirino dos Santos Silva & Marcia Auriani, Belas Artes de São Paulo        (video conference)

Endobranding: a construção de engajamento de marca começa de dentro

Gabriel dos Inocentes Meneses & Denise Cavalcanti, InfoBranding        (video conference)

16.30 Coffee break (Building D, 1st floor)
Parallel Session 1

17.00-18.30 Auditorium -1.01 (Building D)
Chair: Alcina Gaspar

Parallel Session 2

17.00-18.30 Video conference room (Library)
Chair: Daniel Rodriguez

Nestlé: um estudo de caso da marca no trilho para o bem-estar individual/coletivo

Gorete Marques & Carminda Silvestre, ESTG-IPLeiria/CELGA-ILTEC

Empreendedorismo no mercado infantil de 0 a 6 anos: uma proposta de criação do e-commerce Crianças e Cores

Alessandra Mazzariolli de Oliveira Angeruzzi, Universidade Federal de Uberlândia

O uso da estratégia de branding em empresas B2B como fator de diferenciação: um estudo de caso no setor logístico

Camilla Nóbrega Cusatis, Universidade de Taubaté

Historias que construyen imágenes, imágenes que construyen país

Laura Angélica Torres Puerto, Universidad de la Sabana

O gênero publicidade: uma abordagem multimodal dos significados composicionais

Maria Margarete Fernandes de Sousa, UFC & Ana Keyla Carmo Lopes, GETEME/UFC & Jorge Tércio Soares Pacheco, DILETA/UECE        (video conference)

A propaganda e as mudanças sociais: a igualdade de gênero nas campanhas da marca skol

Marília Rosa Roldan, SATC        (video conference)

20.00 Congress Dinner – Castle of Leiria
Dinner is not included in the fee.
Saturday, 30 September 2017
Parallel Session 1

9.30-11.00 Auditorium -1.01 (Building D)
Chair: Thiago Meneghel Rodrigues

Parallel Session 2

9.30-11.00 Auditorium -1.02 (Building D)
Chair: Goreti Monteiro

Branding e personal branding como ferramentas de reestruturação de empresas

Anna Lucia Muller Costal Guizzoenise & Anna (Lu) Muller, Creative Coaching

A importância da marca pessoal para o sucesso profissional

Manon Rosenboom Alves, Reinvent Yourself

Pensamiento sistémico, visión global y liderazgo transformacional del gerente de branding

Fabian Jaimes Lara & Andrés Felipe Ortiz Zamora, Corporación Universitaria Minuto de Dios, UNIMINUTO

A experiência turística no marketing digital de hotéis pé-na-areia: um enfoque netnográfico

Leticia Clemente & Lissa Valeria Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Gestão estratégica de marcas em agências de viagens: análise de atributos de valor no processo de escolha de compra

Maria Carolina Cavalcante Dias & Ana Luiza de Albuquerque Tito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

O posicionamento das ‘marcas verdes’ reconhecendo as práticas de sustentabilidade organizacional

Ení Maria Ranzan & Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina

11.00 Coffee break (Building D, 1st floor)

11.30 Round table (Auditorium -1.01 – Building D)
Branding: uma década de parceria intercontinental
Nuno Mangas (President of IPLeiria), Elizete de Azevedo Kreutz (Head of Observatório de Marcas) e Carminda Silvestre (Head of Organizing Committee)

13.00-14.00 Lunch (Canteen 3, 1st floor)
14.00-17.00 Tour to Batalha and Nazaré

NOTA: as apresentações são realizadas no computador instalado na sala (ambiente Windows), devendo o orador antes do início da sessão copiar a apresentação para o desktop deste computador.