Francisco Providência

Comentários fechados em Francisco Providência

Francisco Providência (1961-), Designer de Comunicação pela FBAUP, lecionou Design e Desenho na FBAUP e FAUP (1985-1997) e colabora com a Universidade de Aveiro desde 1997, onde contribuiu para a estruturação da formação em Design. Defendeu Doutoramento em Obra e dirige o Programa Doutoral em Design conjunto das Universidades do Porto e Aveiro. Designer em atelier próprio desde 1985, tem-se dedicado à transferência do Design nas empresas e à Museografia, domínios transversais de interdisciplinaridade. Investigador cofundador da Unidade de Investigação em design, media e cultura (ID+).

Cofundador da editora Sátira design (1996), consultor do Centro Português de Design (1998) e de diversas organizações, releva o impacto do design na economia. Representa Portugal no Comité Assessor da Bienal Ibero Americana de Design (BID) desde 2007, e pertence ao board e conselho consultivo da Porto International Design Biennale 2017.

A sua prática profissional foi distinguida com diversos prémios: Prémios Nacionais de Design (1999), o Red Dot Internacional (2008) e a museografia do Museu de Penafiel, da sua autoria, foi nomeado para o Prémio de Melhor Museu Europeu (2010), tendo sido distinguido como Melhor Museu do ano (APOM, 2010).