Apresentação

INSCRIÇÕES de participantes

 até 20 setembro

AQUI

O IV Congresso Internacional de Brand(ing), subordinado ao tema New Developments to individual and Collective Well-Being, que decorre no Politécnico de Leiria é uma co-organização do Politécnico de Leiria (Portugal), Universidade de Univates, Lajeado RS (Brasil) e o Observatório de Marcas. O evento terá lugar de 28 a 30 de Setembro de 2017, em Leiria, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal.

O mundo está em mudança. As últimas três décadas viram um período de profunda transformação económica e social à escala global. As pessoas enfrentam um novo paradigma onde a referência à colonização económica, organizacional e política combate interesses sociais e individuais. É necessário fomentar a crítica das representações e práticas na sociedade contemporânea. Desta forma, é fundamental debater a relação entre ideologia e bem-estar individual e coletivo, as questões organizacionais e ambientais, sociais e individuais, a teoria e trabalho em todas as disciplinas, ou seja, a transdisciplinaridade. Dessa forma, a motivação básica deste congresso é contribuir para a consciência do que é Brand(ing) (história presente), como veio a ser (perspetiva diacrónica) e o que poderá vir a ser (futuro), a base para o que as pessoas possam vir a fazer e a refazer das suas vidas.

New Developments to Individual and Collective Well-Being visa promover a interação internacional entre académicos, investigadores e profissionais interessados na relevância das marcas e comunicação com o mundo dos negócios, instituições, lugares, pessoas e artefactos. Assim, a conferência abrangerá diferentes disciplinas, tais como estudos de comunicação, estudos culturais, linguística, semiótica, sociologia, geografia, design, marketing, gestão, contabilidade, direito, entre outras.

Keynote Speakers

Maria do Carmo Leite Oliveira

Marca: a (des)construção da credibilidade

Nota Biográfica – Ver mais »»

Fernando Olivares

Marcas y bien (o mal) común

Nota Biográfica – Ver mais »»

Francisco Providência

Imaginar os lugares

Nota Biográfica – Ver mais »»

 

Congressos anteriores:

O I Congresso Internacional de Marcas/Branding ocorreu em Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria, em outubro de 2014, foi organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em organização conjunta com Univates RS / Brasil e Observatório de Marcas, com o tema “PATHWAYS TO BRAND(ING): from representation to practice”, e reuniu um grupo internacional de pesquisadores, profissionais de mercado, alunos, professores, entre outros interessados em discutir os caminhos das marcas.

O II Congresso Internacional em Marcas/Branding – Conexões e Experiências, ocorrido em outubro de 2015, foi organizado pela Univates RS/Brasil, em organização conjunta com o Instituto Politécnico de Leiria/Portugal e o Observatório de Marcas RS/Brasil. E trouxe à discussão o estado da arte da teoria e da prática necessárias para implementar e monitorar a gestão da marca no mundo contemporâneo dos negócios.

O III Congresso Internacional em Marcas/Branding – Economia Criativa, realizou-se no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo nos dias 6 a 8 de outubro de 2016. Teve como objetivos discutir os avanços das diferentes áreas do branding na Economia Criativa, promover a interação entre acadêmicos, investigadores e profissionais, interessados na relevância das marcas e da comunicação no universo empresarial e instituições, expandir as redes de pesquisa entre acadêmicos e profissionais que desenvolvem trabalhos nas diferentes áreas que envolvem as marcas, bem como proporcionar ferramentas que gerem valor e que possam ser aplicadas nos empreendimentos e nas relações interpessoais.